Código: | CS200019 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | IC | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Ciências da Comunicação e da Linguagem | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 2º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
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Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
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Responsável: |
Marta Sofia da Luz Marcos Pinho Alves |
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Corpo docente: |
Marta Sofia da Luz Marcos Pinho Alves |
Português
No final da unidade curricular os estudantes devem ser capazes de:
-identificar a génese do conceito, as suas aplicações contemporâneas e outros conceitos correlatos;
- reconhecer os conceitos-chave e os modelos teóricos que se lhe associam, assim como os seus contextos de criação e aplicação;
- compreender a complexidade da sua definição face aos múltiplos posicionamentos que convoca;
-compreender as dinâmicas económicas, políticas e culturais associadas às indústrias culturais;
- reconhecer os impactos da era digital no campo da produção cultural industrial.
- adotar uma postura informada e crítica perante os debates acerca do tema.
1. Da “Indústria da Cultura” às “Indústrias Culturais”: breve história do conceito.
2. As políticas culturais e o desenvolvimento das indústrias culturais
- O crescimento das indústrias culturais
- As políticas culturais
- A geografia da produção cultural
3. Organização e gestão das indústrias culturais
- produção, circulação, receção, promoção dos produtos das indústrias culturais.
4. Convergência, produção e consumo.
- Tecnologia e organização
- Audiências e consumos culturais
- Produção e consumo na era da “cultura participativa”
Os conteúdos programáticos previstos ajustam-se aos objetivos no pressuposto de que se pretende dar aos estudantes uma perspetiva atualizada e crítica acerca do funcionamento das indústrias culturais e dos diferentes posicionamentos teóricos sobre o mesmo tema. Os conteúdos programáticos previstos permitem uma visão transversal e histórica do fenómeno, assim como a análise da situação contemporânea nacional e internacional e os principais temas e problemas que se lhe associam.
As aulas serão divididas em duas secções contíguas, uma primeira de cariz expositivo em que serão apresentados os conceitos propostos nos conteúdos programáticos e uma segunda que propõe, a partir da leitura de textos, análise de casos práticos relacionados com os conceitos antes apresentados ou contacto com agentes da área da cultura, o debate coletivo sobre essas questões.
Considera-se que metodologia expositiva seguida da participação dos estudantes na análise de documentos e casos práticos, sempre orientada pela docente, contribuirá para o desenvolvimento das competências identificadas nos objetivos. O estudante terá a oportunidade de conhecer o pensamento teórico sobre os temas em análise e aprofundar a sua compreensão pela identificação e questões e obtenção de respostas e através da observação da sua aplicação em casos concretos.
1. Relatórios escritos sobre duas aulas abertas, elaborados em grupo [40%]
2. Participação em grupo nas atividades de planeamento e organização das aulas abertas [20%]
3. Teste de avaliação [40%]
Um documento específico sobre a avaliação será distribuído aos estudantes, explicando as normas de elaboração e os prazos de entrega respeitantes a cada elemento de avaliação.
Devido às medidas excepcionais e temporárias relacionadas com a situação epidemiológica do novo Coronavírus e às disposições do governo com o objetivo de regular e operacionalizar o estado de emergência promulgado em Portugal, a proposta de avaliação anterior foi alterada, propondo-se uma nova considerado mais adequado à situação:
1. Trabalho em grupo (4/5 elementos): um trabalho de pesquisa baseado em um caso integrado em uma das indústrias culturais: televisão, cinema, música, moda, videogames, livros etc. [70% nota final 60% produto + 10% de participação em reuniões tutoriais]
2. Trabalho de grupo (4/5 elementos): exercícios solicitados em aula e realizados em grupo. [30% nota final]
Não se aplica
AAVV ( s/d [várias]), A Indústria da Cultura, Lisboa: Meridiano.
ADORNO, Theodor (2003 [várias]), Sobre a Indústria da Cultura, Coimbra: Angelus Novus.
ANHEIER, Helmut K.; ISAR, Yudhishthir Raj (2008) The Cultural Economy. Los Angeles e Londres: Sage.
BRETON, Philippe; PROULX, Serge (1997), A Explosão da Comunicação, Lisboa: Bizâncio.
FLEW, Terry (2012) The Creative Industries: Culture and Policy. Londres: Sage.
HARTLEY, John (2005) Creative Industries. Oxford: Blackwell.
HESMONDHALGH, David (2007) The Cultural Industries. Londres: Sage.
INGLIS, Fred (2004) Culture. Cambridge: Polity.
LEWIS, Justin; MILLER Toby (Eds) (2003) Critical Cultural Policy Studies: A reader. Oxford: Blackwell.
LASH, Scott; LURY, Celia (2007) Global Culture Industry: the Mediation of Things. Cambridge: Polity.
MCROBBIE, Angela (1999) In the Culture Society: Art, Fashion, and Popular Music. Londres: Routledge.
SANDEL, Michael (2012), What Money Can't Buy: The Moral Limits of Markets. Londres: Allen Lane.
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